Módulo 1 | Aula 2 Condições individuais, programáticas e sociais da vulnerabilidade

Tópico 4

Vulnerabilidade: condições e conexões

Como você viu, é preciso ter uma atenção especial ao conjunto de condições – sociais, programáticas e individuais – que podem produzir vulnerabilidade aos usuários e usuárias e comprometer o seu acesso e o seu vínculo aos serviços.

Cubo mágico em que cada face faz referência às três diferentes condições: Programático, Individual, Social.

Cenas e cenários programáticos: Interação entre profissionais e usuários.

Realização ou não dos princípios do SUS de universalidade, equidade e participação no âmbito da segurança alimentar com controle social dos usuários e do governo local.

Intersubjetividade.

Pessoa em interação nas cenas de comensalidade cotidiana.

Pessoa como sujeito do direito à segurança alimentar.

Nível de informação sobre alimentação saudável, sobre obstáculos sociais e programáticas para acesso a ela.

Cenário institucional, cultural e político que produzem a segurança ou insegurança alimentar.

Contextos de interação social, relações de gênero, étnico-raciais e geracionais que produzem contextos intersubjetivos para realização de direitos e mobilização.

Também há que se ter atenção especial à vulnerabilidade de grupos sociais específicos, a partir de processos históricos de estigma e discriminação, tão comuns em nosso país.

Fotografia de uma manifestação com diversas pessoas, a maioria pessoas negras, utilizando máscaras faciais. Em primeiro plano, duas mulheres negras utilizando máscaras faciais, segurando um cartaz escrito “#Vidas negras importam!”
Movimento Negro promove jornada de combate ao racismo em 12 de maio de 2021, Belo Horizonte - MG
Fonte: Brasil de Fato acesso em 04/05/2022

A vulnerabilidade não é somente social, nem somente programática, nem somente individual. Ela é o resultado da conexão combinada e simultânea dos três conjuntos de condições. Portanto, você deve evitar raciocínios reducionistas, como:

O conhecimento das condições de vulnerabilidade leva ao diálogo do serviço de saúde e de seus profissionais com as pessoas e grupos que ali procuram atendimento, bem como busca ativa de famílias, indivíduos ou grupos sociais nas proximidades, que necessitam de cuidados em saúde. Você como trabalhador da saúde, também deve identificar ações -- tanto de outros serviços governamentais, quanto de organizações comunitárias locais -- que contribuam para redução das condições de vulnerabilidade social das pessoas, visando estabelecer parcerias e atividades complementares entre programas governamentais e não governamentais.