Módulo 2 Manifestações clínicas, diagnóstico e tratamento

Aula 3

O tratamento

Por ser causado por uma bactéria, o tratamento tem como base o uso de antimicrobiano específico e de baixo custo, ministrado por via oral quando o paciente tem condições de ingerir a medicação. No entanto, em pacientes graves, com edema (inchaço) e vômitos, por exemplo, o antibiótico deve ser ministrado por via endovenosa, além do tratamento de suporte, dependendo da gravidade do caso.

Quais os serviços de referência em que posso obter diagnóstico e tratamento para febre maculosa?

É importante procurar um serviço de saúde capacitado ao suspeitar de febre maculosa ou qualquer doença transmitida por carrapatos. O diagnóstico é realizado nos serviços de referência do Ministério da Saúde (não é realizado em unidade hospitalar). A FUNED, o IOC/Fiocruz e o Instituto Adolfo Lutz são os serviços de referência.

share

Compartilhe este card!

Como a bactéria pode destruir a parede do vaso sanguíneo, o tratamento deve ser iniciado o mais rapidamente possível. A partir do 7º dia de doença, a lesão torna-se, geralmente, irreversível e o óbito, inevitável.

Como é realizado o tratamento?
A Febre Maculosa Brasileira deixa sequelas?

Sim, a Febre Maculosa Brasileira pode deixar sequelas em alguns casos. Se não for tratada precocemente, a doença pode levar a complicações graves, como insuficiência renal, comprometimento neurológico, problemas cardíacos e danos vasculares com necrose das extremidades das mãos e dos pés. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para reduzir o risco de sequelas. Sendo tratada rápida e corretamente, a cura é completa sem qualquer sequela, o que é o mais comum.

Compartilhe este card!

Atenção

A partir da suspeita clínica de Febre Maculosa Brasileira, o tratamento com antibióticos deve ser iniciado imediatamente, mesmo antes do resultado laboratorial. O tratamento é simples, barato e sem relato de resistência antimicrobiana.

Os desfechos dos casos de febre maculosa costumam ser bem-sucedidos?

Com o tratamento adequado e precoce, os desfechos dos casos de febre maculosa costumam ser bem-sucedidos. A administração oportuna de antibióticos, como a doxiciclina (1ª escolha) e alternativamente o cloranfenicol, é eficaz no combate à infecção. No entanto, é importante ressaltar que a gravidade da doença pode variar de acordo com cada caso, e a busca por assistência médica imediata é fundamental para aumentar as chances de recuperação. Sendo assim, o fator tempo é fundamental para o sucesso do tratamento.

Compartilhe este card!