Módulo 1 O que é febre maculosa?
A transmissão da doença
A febre maculosa é transmitida ao homem basicamente pelo carrapato infectado, não havendo risco de transmissão pessoa a pessoa. Os equinos, o cachorro e a capivara, entre outros animais, além de fonte de alimentação para os carrapatos, podem auxiliar no deslocamento de vetores infectados e estão próximos ao homem, atuando como amplificadores. Por isso, é preciso ficar atento à presença do vetor nos animais e no ambiente, considerando que além de transmissor, o carrapato é reservatório da bactéria e que os animais vertebrados são amplificadores.
Para que a infecção ocorra, o carrapato precisa ficar aderido à pele. Se houver lesões na pele, o contágio pode ocorrer no momento do esmagamento do inseto. Uma vez infectados, os carrapatos permanecem assim durante toda a vida.
Observe que os carrapatos transmissores de rickettsias apresentam duas fases em seu ciclo biológico: (i) fase de vida livre no qual o carrapato é encontrado no ambiente no solo e na vegetação e (ii) fase parasitária em que as larvas, ninfas e adultos machos e fêmeas são encontrados parasitando diversos grupos de animais tanto domésticos como cavalo e cães quanto animais silvestres como as capivaras e antas, além do homem acidentalmente.
O carrapato é o reservatório, pois ocorre transmissão transovariana e trasestadial, isto é, ocorre transmissão da bactéria para outras gerações.
O cachorro, assim como o cavalo e a capivara, pode participar do ciclo de transmissão da doença, pois além de ser fonte de alimentação para os carrapatos, pode auxiliar no deslocamento de vetores infectados. Por isso e pela proximidade com a população humana, é preciso ficar atento à presença do vetor nos animais e no ambiente.
Compartilhe este card!