Módulo 1 O que é febre maculosa?
A febre maculosa
A febre maculosa é uma doença infecciosa febril aguda, que pode causar desde formas assintomáticas até casos mais graves, com alta possibilidade de óbito caso esteja associada à espécie Rickettsia rickettsii.
Vamos conhecer um pouco sobre o histórico da doença.
1922
Registro do primeiro caso de FMB causada por R rickettsii.
2000
Passados mais de 90 anos, a falta de informação continua sendo um dos maiores desafios no enfrentamento da doença.
2000
-
2022
Durante esse período, a doença provocou 2.636 infecções, com 920 óbitos. A maior concentração de casos é na Região Sudeste.
2023
O país já registrou 98 casos e 21 mortes até julho, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
Observe o mapa com o número de casos seguidos pelo número de mortes (entre parênteses) de Febre Maculosa Brasileira(FMB) por região, de acordo com os dados consolidados do Ministério da Saúde, referentes ao ano de 2022.
Casos e óbitos por FMB, por UF
touch_app Clique Toque nas áreas indicadas para visualizar a informação
Ignorados/ em branco: 36 (11)
(São considerados ignorados/ em branco aqueles casos e/ou óbitos cujas fichas de notificação não há o respectivo registro da UF de ocorrência)
Diferentemente da dengue, da malária e da leishmaniose, por exemplo, na maioria das vezes a Febre Maculosa Brasileira (FMB) apresenta-se como casos isolados ou como pequenos surtos, geralmente entre membros de uma mesma família ou grupos de indivíduos com atividades em comum. Surtos com dezenas ou centenas de casos não ocorrem na febre maculosa e, assim, outras doenças precisam ser consideradas.
Compartilhe este card!