Módulo 2 | Aula 3 Pessoas acometidas por tuberculose e pessoas acometidas pelas hepatites virais
Introdução
A tuberculose e as hepatites virais são doenças com ocorrência ainda muito elevada na população brasileira e trazem repercussões para a vida das pessoas afetadas, para os serviços de saúde e os sistemas de assistência social. Embora existam recursos biomédicos de prevenção e tratamentos eficazes, as causas dessas doenças, suas formas de transmissão, identificação e tratamento envolvem situações sociais complexas.
O estigma é um dos problemas sociais que prejudica o enfrentamento desses agravos, uma vez que as pessoas que não possuem tais condições, discriminam pessoas que vivem com essas doenças, gerando medo de serem julgadas e sofrerem preconceitos ao revelar o diagnóstico e, até mesmo, de perder a afeição das pessoas de seu círculo social. Há casos em que esses temores são tão intensos que impedem a busca de ajuda e a luta por direitos.
O estigma vinculado à tuberculose e às hepatites virais decorre de ideias e imagens associadas a cada uma dessas doenças e as expectativas criadas em torno das suas formas de disseminação e tratamento, como você verá a seguir.