Série 3 | Curso 1

Acesso Aberto

Aula 2

O Panorama Internacional

O Acesso Aberto tem um grande impacto no cenário mundial. Vamos entender como isso se desenvolveu e desenvolve atualmente?

Aproveite o conteúdo e desejamos a você bons estudos!

Origens do Acesso Aberto

Origens do Acesso Aberto

O movimento do acesso aberto à literatura científica se consolidou no início do século XXI, há cerca de 20 anos, mas suas origens são mais remotas e suas raízes, nas tradições e nas práticas de comunicação acadêmica e científica, são mais profundas.

A disseminação, circulação e o compartilhamento da informação e do conhecimento entre os pares sempre foi o modo “normal” da pesquisa intelectual, do funcionamento da atividade acadêmica e científica, mesmo antes de ela se ter cristalizado e institucionalizado nas suas formas atuais. Vamos entender como isso ocorreu? Veja no gráfico:

  • O crescimento acentuado do volume da literatura científica foi acompanhado pela “comercialização” do sistema de comunicação da ciência, e pela perda do seu controle por parte do mundo académico e científico.

  • A função essencial das revistas científicas - a divulgação de resultados de investigação para promover a disseminação do conhecimento e o avanço da ciência – foi obscurecida pelos objetivos comerciais das editoras.

  • No meio acadêmico e entre os profissionais de informação, gerou a designada “crise dos periódicos” e das graves consequências que as limitações ao acesso à literatura produziam ao próprio sistema científico.

Evolução do Acesso Aberto

Evolução do Acesso Aberto

Nas duas últimas décadas o acesso aberto cresceu na grande maioria dos países e das disciplinas. No início do século, a percentagem dos artigos científicos disponíveis em acesso aberto era pouco mais que residual. Nos dias de hoje, apesar da dificuldade em obter dados e projeções  integralmente fiáveis e abrangentes e da grande variedade de estimativas realizadas, essa percentagem já poderá situar-se em torno dos 50%.

O crescimento do acesso aberto está diretamente associado à evolução das políticas, das revistas e dos repositórios. E é sobre esse assunto que veremos nas próximas telas.

Situação do Acesso Aberto

Nos últimos anos, sobretudo após a publicação do relatório Finch em 2012 e especialmente em alguns países europeus, como o Reino Unido, a Holanda e Alemanha, que sediam os grandes grupos editoriais que dominam a publicação científica, se observou uma reorientação de estratégia e a uma grande pressão por parte de decisores políticos e de alguns setores da comunidade científica, para promover o acesso aberto dourado. Para além do relatório Finch, são exemplos deste movimento a orientação definida pelo governo holandês em novembro de 2013, expressando preferência pela via dourada e a iniciativa OA2020, promovida Max Planck Society, para transformar o atual sistema de comunicação científica convertendo o modelo de assinaturas para o acesso aberto dourado, o que é conhecido como “flipping”.

O raciocínio invocado para estas posições e iniciativas é a necessidade de acelerar a transição para o acesso aberto, e garantir a sustentabilidade do sistema, assegurando o financiamento das publicações.

Esta inflexão, privilegiando o acesso aberto dourado, tem sido em alguns casos expressamente apoiada pelos grandes grupos editoriais ou objetivamente promovida pelas incertezas e obstáculos que alguns desses mesmo grupos têm criado em torno do acesso aberto através dos repositórios.

Mas, por outro lado, ela tem também suscitado fortes reservas e críticas frontais em muitos setores do movimento de acesso aberto, quer na Europa ou fora dela.

Por ocasião da celebração dos 20 anos da Declaração de Acesso Aberto de Budapest, em 14 de fevereiro de 2022, publicou-se uma nova Declaração contendo um conjunto de novas recomendações, considerando-se o cenário corrente, além de inputs da comunidade. As recomendações contemplam:

  • Infraesturutas abertas e sua governança;
  • Práticas de avaliação de pesquisa;
  • Taxas de procssamento de artigos;
  • Acordos leia-e-piblique (read-and-publish).

Para saber mais, acesse as Recomendações do Vigésimo Aniversário da BOAI.

Conclusão

Sua aula terminou aqui! Esperamos você na aula 3. Bons estudos!

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