Módulo 4 | Aula 3 A Literacia Digital em Saúde como Competência para promover Saúde na APS

Tópico 2

A Literacia Digital em Saúde como uma competência para ampliar os níveis de LS

Fonte: Freepik

Quando se fala em Literacia Digital em Saúde, algumas considerações sobre as suas particularidades são necessárias para melhor compreensão, a começar por entendê-la como uma estratégia relevante para a busca de modelos salutogênicos, que incluem a cultura da paz, habitação, família, educação, espiritualidade, lazer, determinantes e condicionantes e a promoção da saúde em tempos de uma sociedade informacional. (MOREIRA; MARTINS; SABOGA-NUNES, 2020).

A Literacia Digital em Saúde representa a habilidade dos indivíduos em buscar informações sobre saúde nas mídias digitais, interpretá-las e qualificá-las frente a uma determinada situação e a partir disso adotar os conhecimentos adquiridos para solucionar um problema em saúde (VAART; DROSSAERT, 2017).

Portanto, segundo Yamaguchi et al. (2020), identificar o nível de Literacia Digital em Saúde dos usuários das redes sociais seria o primeiro passo para criar estratégias para fortalecer as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), utilizando-as como ferramentas para promover a educação não formal no campo da saúde como também criar mecanismos para o empowerment, para reconhecer informações não confiáveis.

É preciso considerar que o entendimento do que é a Literacia Digital em Saúde só será possível a partir da compreensão sobre o conceito da Literacia Digital, uma vez que esta antecede e propicia aos cidadãos serem direcionados ou conduzidos para outras Literacias, em específico aqui para a saúde. Deste mesmo modo, a Literacia Digital em Saúde se relaciona com a LS e pode ser uma competência essencial para ampliar os níveis de LS.

Saiba mais...

Acesse o material abaixo para saber mais sobre a tipologia das várias Literacias.

O conjunto de habilidades relacionadas à Literacia Digital em Saúde compreende àquelas relacionadas não apenas à saúde, mas também à alfabetização, conceitos numéricos, computadores, mídia, ciência e informação. Possuir todas essas habilidades integradas permitiria aos usuários obterem resultados positivos não apenas no comportamento relacionado à busca de informações, mas também uma maior probabilidade de se envolver em experiências proativas relacionadas à saúde (LEÃO DE SOUSA, 2020).