Módulo 2 | Aula 1 Promoção da saúde e prevenção de doenças: aspectos conceituais, políticas e ações na APS
Considerações finais
Chegamos ao final da primeira aula deste módulo, onde você foi capaz de:
- Ampliar a percepção sobre os conceitos de saúde e doença, que não são antagônicos, mas que fazem parte de um mesmo processo contínuo e progressivo de diferentes níveis de saúde, dentro da perspectiva da salutogênese.
- Perceber e enfatizar a diferença que existe entre a experiência de adoecimento vivida por cada indivíduo e a doença em si, com as suas características observadas pelo profissional de saúde.
- Compreender que a promoção da saúde se pauta nos valores de solidariedade, felicidade, ética, respeito às diversidades, humanização, corresponsabilidade, justiça e inclusão social; e nos princípios de equidade, participação social, autonomia, empoderamento, inter e intrassetorialidade, sustentabilidade, integridade e territorialidade, conforme a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS).
- Conhecer as recomendações do Ministério da Saúde para a promoção da saúde direcionadas à Atenção Primária à Saúde (APS).
- Compreender que a prevenção das doenças crônicas está ligada a um conjunto de ações, que englobam a vigilância em saúde e a atenção à saúde, com o objetivo de estruturar a rede de proteção e cuidado aos indivíduos e às ações preventivas frente aos fatores de risco.
- Conhecer o termo “condição crônica” e o Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC), que consiste numa proposta de organização do sistema de saúde tendo em vista o manejo das condições crônicas, composta por diferentes níveis.
- Perceber o autocuidado como elemento central neste modelo de atenção.