Módulo 2 | Aula 1 Promoção da saúde e prevenção de doenças: aspectos conceituais, políticas e ações na APS

Introdução

Nesta aula, vamos entender um pouco mais sobre a promoção da saúde e a prevenção de doenças.

Fotografia de mulheres conversando entre si sorrindo.
Fonte: Freepik
Objetivos

Ao final desta aula, esperamos que você seja capaz de:

  • Compreender os conceitos de saúde, doença e adoecimento na perspectiva da salutogênese.
  • Diferenciar as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças no contexto da APS e das políticas governamentais voltadas para essas áreas.
  • Compreender a organização do sistema de saúde tendo em vista o manejo das condições crônicas, a partir do Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC).
Para escutar...

Ouça abaixo o audio selecionado:

Olá, tudo bem?

Nesta aula, você irá compreender aspectos mais conceituais e a importância das ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS) e o seu papel, como profissional de saúde, na realização dessas ações.

Para começar, vamos abordar as diferenças e semelhanças entre esses conceitos tendo como um dos principais objetivos o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis.

E você também vai refletir sobre os estados de doença e adoecimento e como a Política Nacional de Promoção à Saúde busca promover uma melhoria nas condições de vida dos indivíduos, através de uma abrangência de ações que podem ser realizadas na APS.

O estudo do Modelo de Atenção às Condições Crônicas, o MACC, abordado nesta aula, visa facilitar a sua compreensão sobre o funcionamento e organização do sistema de saúde e enfatiza a importância do autocuidado em saúde em todas as etapas do gerenciamento das doenças crônicas.

Quer saber mais? Então, eu convido você a buscar as diferenças entre as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, dentro da organização do nosso sistema de saúde, no seu dia a dia e em suas ações na APS. Vamos lá?!

Siga em frente e bons estudos!