Módulo 3 Prevenção, controle e vigilância em saúde

Aula 3

A notificação da doença

De acordo com a PORTARIA Nº 264, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2020, do Ministério da Saúde, todo caso suspeito de febre maculosa é de notificação obrigatória imediata às autoridades locais de saúde, no prazo máximo de 24 horas. O registro, associado com o monitoramento de ocorrência de doenças e agravos de notificação compulsória em saúde pública, é realizado por meio da Ficha Individual de Notificação (FIN).

Saiba mais...

Caso você precise preencher uma FIN, siga as orientações clicando aqui.

Observe o caminho da Ficha Individual de Notificação (FIN):

A Ficha é preenchida pelas unidades assistenciais - para cada paciente quando da suspeita da ocorrência de Febre Maculosa. Esse instrumento é encaminhado aos serviços responsáveis pela informação e/ou vigilância epidemiológica das Secretarias Municipais, que repassam a informação para as Secretarias Estaduais de Saúde (SES). As SES, por sua vez informam a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/Ministério da Saúde). O Ministério usa as informações para alimentar o Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN) e o Sistema Integrado de Monitoramento de Eventos (SIME).

Quando deve ser iniciada a investigação epidemiológica de febre maculosa?

Deve-se iniciar a investigação epidemiológica em até 48 horas após a notificação, avaliando a necessidade de adoção de medidas e controles pertinentes.

Compartilhe este card!

Avalie seus conhecimentos

O próximo passo será levá-lo para o ambiente de avaliação. Lá, você terá 10 perguntas sobre o conteúdo do curso. Para certificação, você precisa acertar, pelo menos, 7 delas. Siga as instruções e boa sorte!