Módulo 4 | Aula 1 A comunicação em saúde e estratégias para melhoria na APS

Tópico 2

Objetivos da comunicação em saúde

Fotografia de dois profissionais de saúde que se olham e sorriem.
Fonte: Freepik

A comunicação em saúde deve propiciar espaços de construção e troca, de forma a minimizar as diferenças que excluem indivíduos e/ou grupos sociais para avançar em uma superação coletiva, aproximando as pessoas por meio da mútua transformação.

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As estratégias de comunicação devem ter o objetivo de estabelecer um debate público sobre um tema e de oferecer às pessoas informações suficientes para que elas possam tomar suas decisões e ampliar sua participação nas políticas públicas de saúde

ARAUJO, 2007, p. 113

O Ministério da Saúde (2020, p.18) aponta que a educação e a comunicação em saúde incentivam o cidadão a entender suas prioridades e os tornam capazes de buscar respostas junto às políticas e serviços de saúde. E dessa maneira, atuam no controle da gestão social da saúde, o que resulta em mais promoção de saúde e prevenção de doenças, melhorando a qualidade de vida das pessoas, das famílias e da comunidade.

Nessa perspectiva, a comunicação em saúde pode ser considerada como uma prática socioeducativa, que busca a veiculação de informações para o exercício da cidadania. Respaldados em Nunes (2014), Vargas, Pinto e Marinho (2019, p.86) referem que na área da saúde, o exercício da cidadania apresenta “pelo menos duas dimensões: a pessoal, ligada à experiência de cada um na saúde, e a dimensão pública, de participação no desenvolvimento das políticas e serviços de saúde”. Clique nas abas para entender melhor essas dimensões.

Dimensão pessoal

Na dimensão pessoal a comunicação efetiva em saúde pode levar o indivíduo a adotar comportamentos que favoreçam e/ou protejam a sua saúde, além de possibilitar a utilização dos serviços de saúde.

Dimensão Pública

Na dimensão pública pode proporcionar melhorias nos aspectos sociais, econômicos e físicos que contribuam de forma positiva para a qualidade de vida.

Fotografia de pessoas adultas praticando atividade física de caminhada.
Fonte: Freepik

Para entender melhor, imagine a seguinte situação.

Uma pessoa, após receber orientações do profissional de saúde, passou a caminhar na praça do bairro todas as manhãs, realizando uma atividade física e, ao mesmo tempo, expondo-se ao sol de forma saudável, além de comparecer regularmente às consultas médicas, às quais faltava com frequência.

Verifica-se, portanto, a estreita e importante relação dos processos de comunicação em saúde com a noção de promoção da saúde e de Literacia para a Saúde (LS). A comunicação em saúde favorece a LS quando essa comunicação integra e atende ao contexto cultural e social de uma comunidade. Em consequência, ela contribui para a conscientização individual sobre sua identidade aumentando suas possibilidades de troca com os profissionais de saúde a fim de gerir e investir na promoção da sua saúde (FREITAS, COSTA, SANTOS e ARRIAGA, 2019; SOUSA, 2022).

O processo comunicativo na área da saúde é complexo e exige a aquisição de habilidades de comunicação, as quais, segundo Araújo e Silva (2012) são adquiridas com adequada capacitação.