Promoção da Saúde Mental de Jovens Indígenas

Apresentação do curso

Olá, eu sou a professora Kellen Gasque, pesquisadora da Fiocruz de Brasília e coordenadora geral do curso de Promoção de Saúde dos Jovens Indígenas. Aqui hoje, eu vou apresentar para vocês a estruturação do curso e seus objetivos de aprendizagem. Inicialmente, eu gostaria de contar como esse curso foi desenhado.

Ele foi desenhado a partir de resultados de pesquisa conduzidos por um professor, que é o professor James Moura Junior, da UNILAB e da UFC, são duas universidades no Ceará. Ele trabalha com comunidades quilombolas e indígenas, com foco no manejo e em pesquisas-ação relacionadas com a saúde mental dessas populações. Com base nos resultados das pesquisas dele, a gente observou que havia necessidade de melhorar a qualificação dos trabalhadores da saúde que lidam com essa população jovem, principalmente, e com a própria comunidade. A própria comunidade também precisa melhorar a sua qualificação relacionada à saúde mental desses jovens.

Então, o curso foi pensado com esse propósito, para a gente melhorar essa qualificação dos trabalhadores. Nesse sentido, a gente montou um curso com três módulos. No primeiro módulo, vocês vão poder estudar e conhecer, identificar quais são os principais agravos em saúde mental que afetam esses jovens indígenas. Por exemplo, depressão, ansiedade, questões relacionadas ao uso abusivo de álcool e outras drogas, e também falar sobre as violências. No final desse primeiro módulo, vai ser possível identificar esses principais agravos.

Em seguida, nós vamos falar dos principais protocolos clínicos e do manejo de como lidar a partir do momento que identificou que temos esse jovem com agravo em saúde mental. Então, como que a gente vai fazer um manejo clínico mais adequado, reconhecendo todos os saberes que envolvem as comunidades indígenas. Como que a gente vai trabalhar utilizando também técnicas de educação popular.

E, por fim, nós vamos trabalhar falando sobre como que a comunidade pode prevenir que ocorram esses agravos com esses jovens indígenas. Novamente, vamos trazer o bem viver, o reconhecimento dos saberes dos povos tradicionais, para que a gente possa ter uma comunidade mais saudável e evitar que esses jovens tenham tanta prevalência em doenças mentais.

Os objetivos desse curso, no final, serão que você possa identificar, saiba como fazer o manejo clínico desse jovem e também como fazer estratégias de prevenção para evitar a prevalência desses agravos em saúde mental. Vamos começar então? Ótimo curso!

Olá!

Seja bem-vindo, seja bem-vinda ao curso de Promoção da Saúde Mental de Jovens Indígenas.

Esse curso foi pensado com o objetivo de identificar os principais agravos em saúde mental e as violências de maior prevalência entre os jovens indígenas.

Você irá reconhecer os protocolos clínicos mais adequados para seu tratamento, entender os saberes populares das comunidades indígenas e suas contribuições para a prevenção dos principais agravos, além de ter acesso às ferramentas e às estratégias de educação em saúde mental, para atuar juntos aos jovens indígenas e suas comunidades.

Apresentaremos os principais protocolos clínicos para tratamento de agravos de saúde mental e violências na Atenção Primária em Saúde (APS).

Além disso, abordaremos as principais estratégias de Educação em Saúde (considerando Educação Popular em Saúde) úteis para a APS no contexto da população indígena jovem e quais habilidades nos permitem a selecionar as estratégias de cuidado mais apropriadas para cada contexto.

E, por fim, iremos aprofundar sobre os saberes populares com foco na população indígena, entendendo como eles contribuem para aproximação desses jovens e, consequentemente, melhorando sua saúde.

O curso foi organizado em 3 módulos, onde você terá por acesso às (aos):

  • Aulas;
  • Vídeos;
  • Materiais complementares;
  • Leituras recomendadas;
  • Infográficos;
  • Resumos dos módulos; e
  • Exercícios de fixação.

Além disso, você terá a oportunidade de realizar uma avaliação online ao final do curso, pelo Campus Virtual Fiocruz, para obter a certificação de conclusão.

O certificado será de qualificação em Promoção da Saúde Mental de Jovens Indígenas, com carga horária de 30 horas.

Convido você a iniciar essa jornada de conhecimento.

Vamos lá! Seguem, abaixo, os módulos do curso para você iniciar os estudos.

Estrutura do curso

Módulo 1 Saúde Mental de Jovens Indígenas
  • Tópico 1 - Saúde Mental e Bem Viver
  • Tópico 2 - Interseccionalidade
  • Tópico 3 - Saúde Mental da Juventude
Módulo 2 SUS e Saúde Mental de Jovens Indígenas
  • Tópico 1 - Atenção primária: o que é, onde encontrar, como funciona
  • Tópico 2 - Rede de Atenção Psicossocial
  • Tópico 3 - Rede de Saúde Indígena
  • Tópico 4 - Atenção Primária à Saúde Indígena
  • Tópico 5 - Atenção Primária e Saúde Mental Indígena
  • Tópico 6 - A Educação Popular em Saúde
Módulo 3 Saberes Indígenas para Promoção da Saúde Mental
  • Tópico 1 - Saberes Populares
  • Tópico 2 - Contribuições dos Saberes Populares para a prevenção dos principais agravos em saúde mental de maior prevalência entre os jovens indígenas
  • Tópico 3 - Programa de Cultivo da Saúde Mental Indígena nos Territórios