PESSOA IDOSA E A
COVID-19:
Prevenção e cuidados
em domicílio

O envelhecimento populacional no Brasil acontece de forma intensa e rápida. Por isso, a convivência de diferentes gerações no domicílio é algo comum no país, devido às grandes dificuldades que os jovens e adultos têm para ter uma moradia própria, principalmente por limitações econômicas e ausência de políticas públicas.

A associação entre maior longevidade da população e a ocorrência de múltiplas doenças crônicas e incapacidade funcional está fundamentada em evidências científicas. Estudos sociológicos também mostram que a invisibilidade da pessoa idosa na sociedade gera abandono e tristeza, acelerando a morte precoce. Além disso, a desigualdade social experimentada em todas as fases da vida encontra na velhice acúmulo de desvantagens da saúde.

Apesar de todas essas evidências, são escassas as estratégias de capacitação para promoção do autocuidado nas fases de envelhecimento e para o cuidado das pessoas idosas em seu ambiente domiciliar.
No contexto da pandemia da Covid-19 tornou-se mais urgente a divulgação das medidas sanitárias, os comportamentos dentro do coletivo domiciliar e os cuidados necessários para garantir a sobrevivência e a saúde das pessoas idosas. Não só pela maior gravidade e letalidade da doença (73% dos óbitos correspondem a pessoas de 70 anos ou mais), mas também porque é no ambiente domiciliar que a maioria dos contágios ocorrem na população idosa.

Este curso pretende contribuir no conhecimento dessas medidas e práticas de prevenção e controle da Covid-19 e é direcionado para os envolvidos no cuidado de pessoas idosas em ambiente domiciliar e demais interessados na temática. Após a realização do curso, você vai ser capaz de aplicar as medidas sanitárias adequadas ao melhor e contribuir para diminuir a ansiedade dessas pessoas em relação a situação de pandemia.

COMEÇAR