Participação e
Controle Social em
Saúde Indígena

Apresentação do curso

shareCompartilhar

Olá!

Seja bem-vindo, seja bem-vinda ao curso Participação e Controle Social em Saúde Indígena.

Este curso foi pensado com o objetivo de fortalecer a participação social dos povos indígenas, lideranças e conselheiros de saúde indígena nas instâncias formais do controle social do SUS e do SasiSUS por meio de conceitos , leis e experiências que contribuíram para formar o campo das políticas públicas de saúde e da saúde indígena no Brasil.

Neste curso vamos explicar a história da criação do Sistema Único de Saúde e do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena e mostrar as principais características e propostas de como deveriam funcionar os serviços de saúde e os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) com base na Política Nacional de Saúde dos Povos Indígenas.

Além disso, vamos discutir a trajetória de luta dos povos indígenas para o reconhecimento de seus direitos constitucionais, e entender como atualmente se organiza o movimento indígena.

Daremos destaque, também, para a forma como deveria se organizar o controle social no SUS e SasiSUS, explicando o funcionamento dos Conselhos e Conferências de Saúde.

Por último, iremos aprofundar as discussões sobre a relação entre cultura e saúde e discutir os desafios da atenção diferenciada nas ações dos serviços de saúde. E identificar ações de programas de saúde importantes para a saúde da mulher, da criança, de vigilância alimentar e nutricional, de suplementação de vitamina A, de Ferro, do Hiperdia e do Programa de saúde bucal - Brasil Sorridente Indígena.

O curso está dividido em 4 módulos, onde você terá acesso a :

  • Aulas;
  • Vídeos;
  • Podcast;
  • Atividades de Fixação;
  • Materiais Complementares;
  • Conteúdos para serem compartilhados nas redes sociais ao final de cada módulo.

Além disso, você terá a oportunidade de realizar uma avalição online ao final do curso, pelo Campus Virtual Fiocruz, para obter a certificação de conclusão. O certificado será de qualificação em Participação e Controle Social em Saúde Indígena, com carga horária de 40 horas.

Convido você a trilhar essa jornada de conhecimento.

Vamos lá!

Olá! Seja bem-vindo(a)!

Neste curso vamos explicar a história da criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) e mostrar como deveriam funcionar os serviços de saúde e os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Além disso, vamos discutir a trajetória de luta dos povos indígenas para o reconhecimento de seus direitos constitucionais, e entender como atualmente se organiza o movimento indígena.

Daremos destaque para a forma como deveria se organizar o controle social no SUS e SasiSUS, explicando o funcionamento dos Conselhos e Conferências de Saúde. Como a política de saúde indígena tem uma diretriz específica, a atenção diferenciada, iremos aprofundar as discussões sobre a relação entre cultura e saúde e discutir como essa diretriz poderia funcionar na prática. Assim, vamos apresentar os conceitos, marcos legais e as experiências que contribuíram para formar o campo das políticas públicas de saúde e da saúde indígena no Brasil.

O curso contempla, também, um conjunto de materiais didáticos e complementares, em diferentes formatos (conteúdo textual, vídeos, imagens e podcasts), que podem ser compartilhados nas redes sociais.

O curso é composto por 4 módulos:

Estrutura do curso

Módulo 1 Histórico e Organização do SUS
  • Aula 1 - Políticas de Saúde no Brasil e Reforma Sanitária: a Luta pelo Direito à Saúde
  • Aula 2 - Organização do Sistema Único de Saúde
  • Aula 3 - Gestão do SUS
Módulo 2 História e Funcionamento do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena
  • Aula 1 - A Construção do SasiSUS: a Luta pela Saúde Diferenciada
  • Aula 2 - A Organização do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS)
Módulo 3 Direitos Indígenas, Participação e Controle Social na Saúde
  • Aula 1 - A Luta pelos Direitos Indígenas
  • Aula 2 - As Conferências de Saúde
  • Aula 3 - Os Conselhos de Saúde
Módulo 4 Atenção Diferenciada e Sistemas Médicos Indígenas
  • Aula 1 - Diversidade Cultural, Etnocentrismo e Protagonismo Indígena: Conceitos Importantes para Garantir a Atenção Diferenciada
  • Aula 2 - Saúde, Bem viver e Sistemas Médicos: o Desafio de Garantir a Atenção Diferenciada
  • Aula 3 - Programas de Saúde e o Protagonismo dos Agentes Indígenas na Garantia da Atenção Diferenciada
Suporte Técnico de Tecnologia da Informação Bruno Alexandre de Oliveira Desenvolvedor Daniel Oliveira Desenvolvedor Adriano Lourenço Analista de suporte Eduardo Xavier da Silva Analista de suporte Orlando Terra Analista de suporte Isabela Schincariol Assessora de comunicação