O SUS é um dos maiores sistemas de saúde públicos do mundo, de caráter universal e gratuito, baseado no reconhecimento da saúde como direito de todos e dever do Estado. Inscrito na Constituição de 1988, o SUS é uma conquista da sociedade brasileira, fruto de décadas de luta pelo direto à saúde no país, associada à defesa da democracia e de uma concepção abrangente de Seguridade Social.
O curso Introdução ao Sistema Único de Saúde, elaborado pela Fiocruz com o apoio do Ministério da Educação, apresenta o sistema de saúde do Brasil, seus princípios e diretrizes, seus avanços e desafios em 35 anos de implementação.
O material está organizado em três módulos: O primeiro aborda de forma breve a história de criação do SUS, com ênfase no movimento sanitário dos anos de 1980, seus princípios e diretrizes. O segundo módulo apresenta um balanço de implementação do SUS, considerando uma série de dimensões estratégicas: o complexo econômico-industrial em saúde, as relações público-privadas no setor, a descentralização, o financiamento, o trabalho e a educação em saúde, a participação social. O terceiro módulo enfoca a organização das ações e serviços de saúde, com ênfase na atenção primária, na vigilância em saúde e na vigilância sanitária.
De caráter introdutório, este curso foi inicialmente estruturado para estudantes de pós-graduação ou de graduação do campo da saúde. Porém, ele também se destina a profissionais de saúde, gestores públicos, conselheiros de saúde e outras pessoas que queiram conhecer mais sobre esse sistema de saúde tão importante, que ainda precisa ser aperfeiçoado e fortalecido.
Por isso, o curso pode ser feito de diferentes maneiras.
Os estudantes de graduação ou pós-graduação, que estejam fazendo este curso como parte de uma disciplina de seus programas de formação, devem seguir a proposta pedagógica apresentada pelo professor responsável pela disciplina em questão.
O curso pode ser utilizado em iniciativas de qualificação voltadas aos sistemas e serviços de saúde, ou ser feito por profissionais de uma equipe, ao mesmo tempo. Nesse caso, podem ser programados momentos de debate e reflexão conjunta entre os participantes, considerando as especificidades do contexto em que estão inseridos.
E se você está inscrito no formato de qualificação autoinstrucional, procure reservar um tempo de concentração para fazer cada aula, e buscar os materiais complementares indicados, que serão importantes para o seu estudo.
Esperamos que o curso seja uma oportunidade de aprendizado e de inspiração para que continuemos a defender a saúde como direito de todos os povos!