Unidade 1

Do Império à Primeira República: o surgimento da saúde pública​

Boas-vindas!

Conhecer as diferentes dimensões da história da saúde e da doença em nosso país é muito importante para a compreensão das bases do atual Sistema Único de Saúde (SUS). A compreensão dessa trajetória também é central para uma formação cidadã que esteja em consonância com os problemas que hoje afligem nossa população. Por tudo isso, estudar história de nossa saúde pública é um caminho para melhor compreender e agir na busca coletiva por condições de vida melhores e mais saudáveis.

Nesta unidade, falaremos sobre a trajetória da saúde no Brasil desde os tempos coloniais até o final da Primeira República (1930). Teremos como foco três diferentes dimensões: as condições de saúde da população nos vários momentos que compõem esse longo período, as políticas públicas criadas para debelar as doenças que afetavam o país e as instituições e conhecimentos utilizadas como alavanca para as ações coletivas em saúde.

É necessário que ao estudar esse processo você fique de olho na articulação entre os elementos políticos, socioeconômicos e cuturais que se relacionam com as transformações nos contextos sanitários e nas políticas públicas a ele relacionadas.